Qual a diferença entre CASAMENTO e UNIÃO ESTÁVEL?

Afinal, qual a diferença entre união estável e casamento?

Basicamente, não há quase nenhuma diferença entre união estável e casamento.

O que de fato é diferente entre esses dois institutos é modo de sua formação.

Enquanto o casamento é um vínculo gerado a partir de um procedimento formal e solene, a união estável, por outro lado, não precisa de qualquer formalização.

Ou seja, no casamento temos a presença de um procedimento rígido e formal (você precisa ir ao Cartório, se habilitar para o casamento etc.), e na união estável “ela simplesmente acontece”.

Mas, veja, para que seja caracterizado o casamento você precisa, necessariamente, passar por todo um procedimento junto ao Cartório para, ao final, receber sua certidão de casamento e mudar seu estado civil, de solteiro para casado.

Na união estável não há qualquer formalidade! Mesmo que você faça um contrato ou escritura pública de união estável, ela não precisa desses documentos para existir e também não altera seu estado civil!

Mas, não esqueça: a união estável é caracterizada quando há convivência pública, contínua e duradora, e com a intenção de constituir família.

Outro ponto importante, é que não há qualquer privilégio ou importância do casamento sobre a união estável, sabe por quê?

Porque tanto a união estável quanto o casamento têm como base o AFETO, a vontade de compartilhar a vida com alguém.

AMOR, meus amigos! É isso que forma uma família! Antes mesmo de qualquer documento ou formalidade! É a vontade de estar junto, de compartilhar sua caminhada com alguém! De ter uma dupla para te acompanhar nessa jornada chamada vida!

×